Câncer de Rim
O câncer de rim é um tipo de câncer que se origina nas células renais, órgão responsável pela filtração do sangue e pela produção de urina. Existem diferentes tipos de câncer de rim, sendo o mais comum o carcinoma de células renais, que representa cerca de 85% dos casos.
Os sintomas do câncer de rim podem variar de acordo com o estágio da doença, não apresentando sintomas nos estágios iniciais e em estágios mais avançados podem incluir sangue na urina, dor nas costas ou no abdômen, perda de peso, febre e anemia. Muitas vezes, o câncer de rim é descoberto por acaso durante exames de imagem realizados por outros motivos. Geralmente não é necessária a realização de biópsia das lesões renais, sendo o exame de imagem (tomografia ou ressonância) quase sempre suficiente para a definição do tratamento.
O tratamento do câncer de rim depende do subtipo, do tamanho e da localização do tumor, bem como da presença ou não de metástases (quando o câncer se espalha para outras partes do corpo). As opções de tratamento podem incluir cirurgia para remover o tumor ou o rim inteiro, terapias focais ablativas e quimioterapia e imunoterapia para casos mais avançados
O prognóstico do câncer de rim depende de vários fatores, como o tipo e o estágio do tumor, a idade e o estado geral de saúde do paciente e a resposta ao tratamento. De modo geral, quanto mais cedo o câncer for detectado e tratado, maiores são as chances de cura. Alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de rim são tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, exposição a substâncias tóxicas e histórico familiar ou genético.


.jpeg)




