Câncer de Próstata
O câncer de próstata é uma doença que afeta a glândula prostática, localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. É o tipo de câncer mais comum entre os homens, depois do câncer de pele, e na maioria dos casos não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a grande importância do rastreio para diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura.
O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo urologista através da realização de exames de sangue (PSA) e do toque retal. Caso sejam identificadas alterações nesses exames, o médico pode indicar a realização de uma ressonância magnética da próstata, para melhora avalição do órgão, e identificação de possíveis lesões suspeitas, podendo indicar a biópsia da próstata para confirmar a presença de células cancerígenas.
O tratamento do câncer de próstata depende da idade do paciente, da gravidade da doença e de outras condições de saúde. As opções de tratamento incluem cirurgia para retirada da próstata, sendo hoje a cirurgia robótica a mais indicada, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia.
Não há uma causa específica para o desenvolvimento do câncer de próstata, mas alguns fatores podem aumentar o risco, como idade avançada, histórico familiar da doença, obesidade ou excesso de peso e uma dieta rica em gorduras. A prevenção do câncer de próstata envolve a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, controle do peso corporal e evitar o tabagismo. Além disso, é importante que os homens consultem regularmente o urologista para fazer os exames preventivos e detectar precocemente a doença.


.jpeg)




