top of page

Cálculo Renal

          Os cálculos renais são formações sólidas que se originam nos rins ou nas vias urinárias a partir da cristalização de substâncias presentes na urina, como cálcio, oxalato, ácido úrico e estruvita. Essas substâncias podem se acumular nos cálices renais quando há um desequilíbrio entre a quantidade de água e de sais minerais, ou quando há alguma alteração na acidez da urina.

          Podem causar dor intensa, náuseas, vômitos, sangue na urina e infecção urinária, dependendo do tamanho e da localização da pedra, e em casos mais avançados levar a perda do funcionamento dos rins.

          O tratamento dos cálculos renais depende do tipo, do tamanho e da localização da pedra, podendo incluir medicamentos para aliviar a dor e facilitar a eliminação da pedra pela urina, procedimentos endoscópicos para fragmentar ou retirar a pedra ou cirurgia percutânea ou robótica em casos mais avançados. A prevenção dos cálculos renais envolve a ingestão adequada de líquidos, a moderação no consumo de alimentos ricos em sódio e proteínas animais, e o controle de doenças que possam favorecer a formação de pedras, como diabetes, hipertensão, gota e obesidade.

Calculo Renal_Dr. Joao Marcos Ibrahim.jpeg
Dr Joao Marcos Ibrahim - Universidade Catolica de Brasilia.jpeg
Dr Joao Marcos Ibrahim - Hospital Luz Spain.jpeg
SBU ( sociedade brasileira de urologia).jpeg
Dr Joao Marcos Ibrahim - UNICAMP.jpeg
Oncoclinicas.png
Dr Joao Marcos Ibrahim - EAU.jpeg
Dr. Joao Marcos Ibrahim - Sirio Libanes.png
WHATS.png
bottom of page